Veja 7 dicas para reformar sua casa sem sofrimento

Quem já passou por uma reforma em casa sabe: dá bastante trabalho, é cansativo e estressante e o pó torna-se o vilão da sua paz (aliás, não só de casa – isso pode acontecer na decoração para salão de beleza, escritórios, salas estreitas e outros espaços). Sem contar nos imprevistos, que podem fazer que você estoure o orçamento. Mas os benefícios de uma reforma de casa podem ser bem positivos, já que com uma reforma você pode consertar algum problema na residência, melhorar as funcionalidades dela ou conseguir aquele ambiente que tanto queria!

Mas reformar não precisa ser um pesadelo. Separamos algumas dicas para torná-la mais agradável. Confira:

1. Foco no planejamento
Antes de começar a reformar, é necessário fazer um bom planejamento. Mas por que planejar? Bom, o planejamento é importante para que você diminua a chance de imprevistos e tenha uma boa noção do tempo do projeto, dos gastos e do passo a passo necessário.
Coloque no papel tudo o que será modificado na reforma, os materiais necessários juntamente com o preço de cada um, o tipo dos materiais, a mão de obra que será utilizada e tudo mais que irá fazer parte da reforma da casa. Faça planilhas com os gastos e um cronograma com o tempo que cada etapa levará. Assim você conseguirá saber se vai dar conta de pagar tudo (já pensou estar no meio da reforma e perceber que não vai conseguir pagar o piso novo?)
Lembre-se também de adicionar serviços como carreto e caçamba quando necessário. Algumas pessoas esquecem de contabilizar esses gastos e acabam passando por surpresas desagradáveis.
Se você nunca fez uma reforme antes ou se não se sente seguro para fazer esse planejamento, conte com um profissional da área para te ajudar. Você pode encontrar serviços como esse em escritórios de arquitetura e engenharia.

2. Atenção na hora de contratar a mão de obra
A contratação da mão de obra é um ponto importante da sua reforma. Você deve pesquisar bem os diferentes tipos de serviço oferecidos e o preço de cada um. É interessante você buscar indicações com conhecidos que já fizeram o mesmo tipo de reforma que a sua. Às vezes, alguém teve uma ótima experiência e tem bons profissionais para indicar, aproveite!

3. Compare o preço dos materiais
Antes de começar a obra, compare o preço dos materiais em diferentes fornecedores. Fique de olho também em promoções e descontos. Em alguns casos, é interessante comprar os materiais em época de baixa no preço e guarda-los em casa.

4. Fique por dentro dos prazos
Você precisa sempre ficar de olho nos prazos de entrega. Veja com os fornecedores quando os materiais vão chegar e acompanhe a obra de perto. Todos os dias, confira em que etapa a reforma está. Assim, você saberá caso aconteça algum imprevisto e ela seja atrasada ou se algo for feito antes do prazo e ela for antecipada (algo raro de acontecer, mas acontece!).

5. Cuidado com os imprevistos
Mesmo com o cronograma montado, adversidades podem acontecer. Por exemplo, pode ser que você esteja reformando o quintal de casa e chova durante a semana inteira – isso pode atrasar a obra. Fique sempre por dentro do que está acontecendo e se prepare para imprevistos.

6. Se possível, não coloque fornecedores diferentes trabalhando ao mesmo tempo
Isso pois você terá o controle da qualidade da obra dificultado caso coloque diferentes fornecedores ao mesmo tempo. Além disso, um pode acabar prejudicando o trabalho do outro e isso pode causar grandes dores de cabeça. Reserve intervalos de tempo específicos para cada fornecedor.

7. Mantenha a casa limpa
No final de cada dia durante a obra, peça aos fornecedores para recolher todo o lixo causado pela reforma. Evite acumular esse tipo de material, que pode juntar muito pó e danificar e sujar pisos, paredes e móveis.
Além disso, não se esqueça da limpeza pós-obra. Você deve deixar seu lar habitável novamente e fazer algumas limpezas que não são comuns no dia a dia: tirar massa corrida, limpar os rejuntes e respingos de tinta, limpar o quadro de luz e trilhos de portas e janelas e aspirar móveis com capacidade de acumular pó.

Sabemos que reformar a casa não é tarefa fácil, mas com bastante paciência você vai conseguir alcançar os objetivos desejados e ter um lar-doce-lar renovado.

E um seguro casa pode ajudar a tornar a reforma mais tranquila
Como? Com um seguro casa você contará com assistências 24 horas exclusivas que podem ser muito úteis na hora da mudança. Por exemplo, algumas seguradoras oferecem serviços de limpeza da casa, serviço de carreto, guarda de móveis se eles estiverem correndo riscos na reforma e até serviço de caçamba para remoção dos entulhos.

Ou seja, um seguro casa irá diminuir o trabalho que você terá com a reforma e te dará uma folga na contratação de alguns serviços. Você pode solicitar essas assistências quando necessário e não pagará a mais por isso. Cada seguradora oferece diferentes tipos de assistência, fique de olho na hora da contratação do seu seguro casa!

Fonte: https://www.bidu.com.br

Deixe uma resposta