VAI SE MUDAR? DESCUBRA 5 DICAS PARA ORGANIZAR A MUDANÇA DE CASA!

Quem quer sair do lugar e fazer uma mudança de casa precisa estar atento a alguns cuidados essenciais durante o transporte de móveis e objetos. Essa preocupação é peça chave para garantir que a mudança ocorra como esperado e, claro, evita que bens sejam danificadas e/ou perdidas.

Neste post mostraremos 5 dicas importantes sobre como embalar, proteger e separar corretamente os itens durante a mudança de casa. Continue lendo e fique por dentro do assunto!

1. ORGANIZE O EMPACOTAMENTO

Pode ser um trabalho cansativo, mas é estratégico organizar o empacotamento. Providencie caixas de papelão de diferentes tamanhos e formatos — que podem ser encontradas em supermercados e lojas —, plástico-bolha, sacolas e malas grandes para as roupas. Identifique-as por cor e utilize etiquetas. Além disso, use fitas resistentes para vedar bem as embalagens.

O empacotamento deve ser feito de acordo com o cômodo e seguindo a lógica dos objetos que serão guardados — por exemplo, não misture peças frágeis com outras mais resistentes. As etiquetas devem descrever precisamente o que cada caixa leva, para facilitar a identificação de seu conteúdo.

Cada material tem sua forma de ser transportado durante a mudança de casa. As caixas de papelão servem para acessórios menores, como livros e objetos de decoração. Procure usar um item como apoio ao outro dentro da caixa, para evitar danos.

Peças frágeis, como taças e copos, devem ser enroladas em plástico bolha. Lembre-se de que, dentro do caminhão de mudança, qualquer impacto pode ser fatal.

Materiais menos frágeis podem ser enrolados em jornais e arrumados dentro das caixas.

2. FAÇA UMA LISTA COM O PLANEJAMENTO DA MUDANÇA DE CASA

Antes de começar a embalar os objetos para a mudança de casa, planeje e separe-os de acordo com a forma como devem ser transportados. Como é normal o acúmulo de objetos, esse é um momento interessante para você saber quais são os seus pertences e quais precisam de cuidados.

Lembre-se da necessidade de identificar caixas e malas, além de criar uma lista com as descrições e marcações de cada um dos itens. Assim, na hora de desembalar, será mais fácil o trabalho de separação e identificação, já que cada caixa será depositada no cômodo adequado.

3. PREOCUPE-SE COM OS ELETRODOMÉSTICOS

Os eletrodomésticos merecem destaque em uma mudança por diferentes motivos. Quando for desligar computadores, TV, aparelho de som e qualquer outro eletroeletrônico enrole os fios com cuidado e deixe-os junto do aparelho, evitando, assim, confusões futuras. Uma ideia interessante é tirar fotos de todos os conectores dos fios, o que facilitará reconectá-los depois.

Para acomodá-los de maneira segura, utilize isopor. Se você guardou as caixas originais de quando os comprou, reutilize-as nesse momento. Caso tenha parafusos e peças menores, acomode-as em saquinhos e prenda-as junto às caixas.

Utilizar o manual de cada eletrônico também pode ser útil. Por exemplo, há geladeiras que devem ser desligadas antes do transporte, e é o manual que informará sobre isso.

4. CUIDE PARA QUE OS MÓVEIS FIQUEM PROTEGIDOS

Assim como objetos menores e eletrodomésticos, os móveis também devem ser transportados de maneira adequada. Para evitar que o sofá rasgue ou o fogão amasse, aproveite papel ondulado para as pontas e partes mais fáceis de danificar. Por serem mais pesados, o transporte é mais complicado e arriscado.

5. CONTE COM EMPRESAS ESPECIALIZADAS

Assim como a compra do seu primeiro apartamento demanda o auxílio de empresas com experiência no ramo imobiliário, para mudanças também é essencial contar com o apoio de quem conhece o trabalho.

O apoio de mão de obra especializada garantirá que os materiais sejam transportados de maneira segura e que os objetos sejam encaixotados da forma mais funcional e adequada possível, facilitando as mudanças residenciais e a instalação na nova residência.

Uma mudança de casa pode ser mais tranquila e organizada se dicas chaves como as pontuadas no artigo forem seguidas. Mas, lembre-se que, além do empacotamento, o transporte dos objetos também é fundamental e precisa ser feito por profissionais especializados.

Agora que você já conheceu as principais dicas para realizar uma mudança de casa, compartilhe este artigo nas redes sociais e deixe seus amigos e seguidores também por dentro do tema!

Publicação original: https://blog.viasul.com/vai-se-mudar-descubra-5-dicas-para-organizar-a-mudanca-de-casa/