Tudo sobre frete para ecommerce

O frete é um ponto fundamental no e-commerce, já que também forma parte da experiência de compra do cliente em sua loja virtual. De nada adianta ter uma loja com o melhor design e com o processo de pagamento mais simples e eficiente do mundo, se, por outro lado, o cliente é incapaz receber o produto em sua casa (ou recebe o produto atrasado). Isso gera um estresse desnecessário entre lojista e consumidor, criando incertezas sobre o bom serviço e idoneidade da sua loja.

O tema de frete pela internet é de tanta importância que um estudo realizado pela Invesp (em inglês) revela que 44% dos carrinhos de compra acabam sendo abandonados por conta dos custos de frete, sendo esse o principal motivo de abandono de carrinhos de compra.

Como funcionam os envios no e-commerce?

Você mesmo pode ir até a uma agência dos Correios e enviar o seu produto. Outra alternativa é fazer uma parceria com uma empresa de logística. Existem muitas empresas de envios que oferecem serviços especializados para e-commerce.

Como isso funciona? Logo após realizar uma venda, a empresa passará direto em sua loja ou casa e levará o produto para o cliente. É simples, cômodo e te permite seguir focado no seu negócio. Se você utiliza a Nuvem Shop, poderá utilizar o nosso cálculo automático via PAC ou SEDEX, pelos Correios.

Caso você já tenha um contrato com os Correios, poderá também cadastrar os dados dentro do nosso sistema e contar com as tarifas e serviços diferenciados do e-SEDEX*.

Abaixo, compartilhamos oito conselhos que você deve saber ao realizar os envios dos seus produtos:

1. Contrate uma empresa de correios

O primeiro passo na hora de pensar no frete da sua loja virtual é contratar uma empresa de frete ou logística que conte com um serviço voltado para o e-commerce. Ainda assim, é fundamental que os custos de entrega sejam devidamente expostos durante todo o processo de compra. Lembre-se sempre de que deixar o custo de envio como algo a ser pago posteriormente pode gerar insatisfação por parte do cliente.

A plataforma da Nuvem Shop está integrada com os Correios (via PAC e SEDEX) e também com a possibilidade de e-SEDEX caso você possua um contrato com a entidade.  Você não precisa se preocupar com tarifas: basta configurar seu CEP e o sistema fará isso por você.

2. Ofereça frete grátis

Através dessa alternativa o lojista é o responsável pelos custos do envio. A viabilidade dessa estratégia dependerá do valor do seu ticket médio. Por exemplo, se o seu ticket médio é de R$ 50,00, dificilmente você poderá assumir o custo do envio, já que perderá bastante dinheiro a cada venda realizada. Agora, se o seu ticket médio é de R$ 1000,00, existe a possibilidade de que você possa assumir o custo entre R$ 30 e R$ 60,00 do envio.

Você deve estar se perguntando por que deveria assumir esse custo e perder lucratividade. Essa é uma boa pergunta, mas vale ter em mente que 44% dos carrinhos de compra acabam sendo abandonados por conta dos custos de envio. Oferecer frete gratuito seguramente minimizará a taxa de carrinhos abandonados e aumentará o volume de vendas, incrementando assim o faturamento e o lucro.

3. Ofereça envio gratuito a partir de certo valor

Se é impossível para você oferecer frete grátis para todas as vendas, adote uma estratégia um pouco menos agressiva, mas também eficaz: oferecer envio gratuito para compras acima de determinado valor. Essa é uma maneira de diminuir o abandono do carrinho e também incentivar os seus clientes para que realizem compras mais importantes.

4. Ofereça envio gratuito para determinados lugares

Uma outra alternativa é assumir os custos de envio apenas para certas zonas geográficas cujas tarifas você conheça bem. Por exemplo: frete grátis para todo o Sudeste, ou frete grátis para Sul e Sudeste. Faça as contas e veja se você consegue assumir esse compromisso, pois é uma boa estratégia para converter os visitantes da sua loja.

5. Ofereça frete gratuito para certos produtos

Se você deseja posicionar um produto ou aumentar suas vendas, poderá motivar seus clientes bonificando o envio do mesmo. Assim como no caso do ticket médio, você deverá verificar se o valor do produto cobre esse custo de frete. Essa estratégia é ideal para oferecer um desconto ao cliente sem a necessidade de desvalorizar o seu produto.

6. Ofereça ao seu cliente a possibilidade de retirar na loja física

Uma alternativa fácil de implementar e de enorme potencial é oferecer ao cliente a possibilidade de que o mesmo retire o produto na sua loja física, economizando assim o custo do frete. Para muitos clientes, ir até a loja pode ser um sinal de boa economia. Além disso, ter uma filial física contribuirá para aumentar a confiança do cliente e, uma vez que ele esteja em sua loja, existe a chance de novas compras.

7. Ofereça ao seu cliente a possibilidade de acompanhamento da encomenda

O envio do produto costuma gerar expectativa e ansiedade por parte do cliente. Entregar ao consumidor um código de acompanhamento da encomenda oferece confiança e tranquilidade durante a espera. Essa é uma maneira interessante de diminuir os telefonemas e e-mails perguntando sobre o estado do pedido.

Lembre-se de que para o caso dos Correios, é gerado um código de rastreamento, o qual é enviado para o cliente automaticamente para que ele possa seguir seu pedido.

8. Comunique as suas alternativas de frete

De nada servirá ter as melhores alternativas de frete se o seu cliente desconhece isso. Sendo assim, quaisquer que sejam os métodos de envio que você ofereça, comunique isso em sua página de Como Comprar e Perguntas Frequentes.

Você pode mostrar o logotipo da empresa que oferece os envios da sua loja. Se oferecer algum tipo de frete gratuito, veja como incluir banners rotativos (slideshow). Outra ideia para aumentar as vendas é usar cupons de desconto dentro do pacote para incentivar que ele volte a comprar.

Resumo

As oito táticas apresentadas acima, se aplicadas na sua loja, podem te ajudar a conquistar mais clientes e a fidelizá-los. Tenha sempre em mente que o frete é um dos pontos-chave do e-commerce e que uma boa política de envios poderá te colocar à frente da maioria dos concorrentes.

Fonte: https://www.nuvemshop.com.br

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