SAME DAY DELIVERY: QUANDO A AGILIDADE É A MELHOR AMIGA DO COMERCIANTE

A maior vantagem das vendas online é a praticidade. Sem precisar sair de casa, o consumidor pode adquirir qualquer produto com apenas um clique. O desafio está no passo seguinte: a entrega. É nessa etapa que os comércios virtuais conquistam ou perdem o cliente. Além de entregar o produto correto, o tempo de transporte, a qualidade de atendimento e a facilidade de troca são fatores que aproximam os clientes.

E maior vantagem competitiva das lojas físicas é que os consumidores já saem com os produtos em mãos. Uma pesquisa realizada pelo The Boston Consulting Group ouviu 2.500 consumidores brasileiros e apontou que uma das maiores desvantagens da compra online é não ter a sensação de propriedade logo após a compra. Para resolver esse problema, muitos comércios online estão apostando no Same Day Delivery. A prática consiste em entregar o produto no mesmo dia da compra.

 

MAS, AFINAL, COMO EFETIVAR O SAME DAY DELIVERY?

A entrega no mesmo dia da compra proporciona uma experiência super positiva para o cliente, ajudando na fidelização e na retenção. Para uma entrega veloz, é preciso contar com uma rede de logística bem estruturada e com filiais em diferentes locais. Para efetivar o Same Day Delivery, algumas empresas estão investindo em centros de distribuição em diferentes lugares, a fim de garantir a entrega no prazo prometido.

 

Caso a empresa não tenha centros de distribuição, a melhor opção é contratar empresas terceirizadas de logística que tenham o suporte necessário para suprir essa demanda. Entretanto, é necessário avaliar os casos em que isso é possível, de acordo com a capacidade logística da empresa que vende.

PARA ALÉM DAS ENTREGAS

Além de pensar como executar a entrega do Same Day Delivery, o comerciante precisa garantir que os outros processos que envolvem a venda também contribuam para o cumprimento do prazo.

Logo após o pedido ser efetuado, o processo de picking precisa ser rápido. Para isso, o ideal é que uma equipe esteja sempre à disposição para selecionar e embalar o produto comprado.

AFINAL, SAME DAY DELIVERY VALE A PENA?

Com todos esses processos alinhados, é preciso colocar o custo na balança. As etapas de picking e embalagem precisam ser otimizadas em qualquer modalidade de entrega, então, esse custo não varia com o Same Day Delivery.

Para a logística, é preciso pensar na capacidade de cada estabelecimento comercial e levar em conta as etapas de separação do produto e empacotamento. Assim, será possível avaliar se o negócio é capaz de oferecer o serviço de Same Day Delivery aos clientes.

 

 

 

 

 

 

Publicação original: http://dialogologistica.com.br/same-day-delivery-quando-a-agilidade-e-a-melhor-amiga-do-comerciante/

 

Deixe uma resposta