O QUÉ É PERSONAL ORGANIZER? Por Claudia Pilli

O que é uma Personal Organizer?

É uma profissional, que organiza ou treina para a organização, pessoas que por qualquer motivo, não querem ou não sabem como fazê-lo.

Essa atividade surgiu nos EUA há cerca de 30 anos e no Brasil, há cerca de 10 anos, muito em função da saída da mulher para o mercado de trabalho e da falta de tempo crescente.

Como é cobrado o serviço:

A cobrança acontece considerando basicamente o tempo gasto para organizar e a complexidade do que será feito, custos envolvidos.  Há profissionais que trabalham por dia, por hora e por projeto.

Cada profissional considera seus custos.  Questões como distância, a necessidade de contratação de auxiliares, estacionamento para a equipe, além de outros,  influenciam no custo da profissional.   Por isso, não há tabela para esse serviço.

Em função dessas variáveis, um dia de trabalho de uma única profissional , sem assistentes, pode variar de r$ 600,00 a r$ 800,00. (04/2017)

Saber quanto se cobra por um dia de trabalho não resolve porque a próxima pergunta seria: De quantos dias precisarei? E aí, ninguém será capaz de dar uma estimativa, sem ver. A esse momento, chamamos de visita técnica.

O que é preciso saber para contratar uma Personal Organizer?

Receba a profissional para uma entrevista/visita técnica. O olho no olho é algo importante. Essa profissional estará em sua residência, muitas vezes interagindo com você e precisará haver alguma conexão.

Obtenha informações como: histórico profissional, se fez cursos específicos de organização e onde; há quanto tempo atua, qual sua especialidade , se trabalha sozinha ou com assistentes, se tem site e rede social ativos. Visite-os.

Exponha todas  as suas expectativas, mostre à organizadora, todos os espaços que deseja organizar. Exponha suas dificuldades e, principalmente,  saiba da profissional  se ela tem as soluções.

Solicite um orçamento detalhado por e.mail. Esclareça todas as dúvidas, quanto à prazo estimado, horários, quem fará compras, quantas profissionais estarão envolvidas, etc.

Assine um contrato.

A atividade ainda não tem reconhecimento ou regulamentação, justamente em função da sua história recente. Há cerca de 3 anos, foi criada a ANPOP – Associação Nacional de Profissional de Organização e Produtividade, a fim de integrar, desenvolver e promover os profissionais de organização. Entre outros, a ANPOP tem como objetivo, a busca do reconhecimento da atividade .  Hoje, é possível ao público, consultar no site da ANPOP, se a organizadora é ou não associada.

Algumas áreas em que atuam:

  • Mudanças:  Pré-mudança – Mudança – Pós-mudança
  • Rotinas: Das funcionárias, do contratante, de familiares
  • Armários em geral
  • Documentos
  • Ambiente digital
  • Contingências: Chegada de um bebê – Falecimento – Casamento – Mudanças de Lay out
  • Cursos, palestras, workshops, consultoria

Onde não atuam:

  • Limpeza
  • Decoração
  • Consertos e instalações

A organização nos dá tempo livre para aproveitar a vida ao lado de quem amamos, otimiza recursos e elimina o stress que a desordem causa. Uma personal organizer pode te auxiliar nessa jornada.

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Claudia Pilli

Personal Organizer

www.ordenarte.com.br

 

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