Missão do dia: organizar o guarda-roupa das crianças

Sabe porque eu escolhi a foto acima para abrir este post? Para a gente lembrar que a autonomia dos nossos filhos começa pelo próprio quarto e pelas próprias coisas. Depois que as crianças passam da fase de bebê, é um pulo para começarem a escolher o que vestir e calçar. Então o armário tem de estar adequado a esse momento.

É por isso que cada vez mais a gente encontra nas lojas guarda-roupas abertos, específicos para os pequenos. Para este texto eu selecionei a Arara de Roupas Infantil, da MMM, um modelo que dispõe também de dois ótimos gavetões.

arara infantil

Se por uma questão de aproveitamento do espaço ou de investimento em um móvel que dure mais, você preferir comprar um armário de tamanho padrão, escolha um que ofereça um varão baixo, além do alto. Como o Guarda-Roupa Xo, da MMM. No cabideiro baixo você organiza as roupas da estação, penduradas em cabides padronizados (já falei sobre esse assunto aqui). Assim a própria criança pode acessá-los. Para o varão de cima vão as peças que ficarão sem uso por um tempo.

armário guarda-roupa para crianças xo

Como organizar gavetas e prateleiras no quarto das crianças?

Prateleiras e gavetas pedem um mesmo cuidado: não fazer pilhas altas. Na hora que seu filho for puxar a primeira peça de roupa, todas as outras virão junto. Sabe como resolver a questão? Eu te dou algumas ideias.

A mais eficiente, na minha experiência, são as colmeias sanfonadas. Como roupas infantis são pequenas, elas cabem nas colmeias feitas para roupas íntimas de adultos. Basta dobrar camisetas, shorts, pijamas, cuecas, calcinhas e meias do tamanho dos bolsos e colocar uma peça em cada divisória. Só vai bagunçar se a criança resolver tirar todas as roupas em vez de pegar apenas as que interessam no momento.

Separe colmeias só para camisetas de manga curta, outras para camisetas de manga comprida e assim por diante. E identifique cada um desses organizadores.

colmeias organizadoras

Foto: Só Colmeias/Reprodução

Veja, neste Antes (before) e Depois (after) ilustrado, como uma gaveta (ou prateleira) cheia de organizadores dispostos lado a lado fica perfeita!

antes e depois das roupas organizadas na gaveta

Ilustração: Toltemara/iStock

Quando a criança cresce e as roupas não cabem mais nas colmeias, é possível dobrá-las como se fossem pacotinhos e formar fileiras nas gavetas. Ou, ainda, fazer rolinhos e distribui-los pelo espaço. Caso você prefira não deixar as peças assim soltas, sabe como pode arrumá-las ainda melhor? Dentro de potes de sorvete!

organizando as gavetas

Fotos: Restore Order/Reprodução e Home Design Inspiration/Reprodução

Identificando as gavetas e caixas

Identificar colmeias, gavetas e prateleiras com o conteúdo que vai em cada uma ajuda a criança a encontrar o que deseja e a manter a ordem, por isso, capriche. Se seu filho ainda for pequeno, o ideal é usar desenhos ou fotos, ou seja, colar uma figurinha com um par de meias no compartimento onde elas são encontradas, como fiz no armário abaixo.

gavetas de quarto infantil organizadas e etiquetadas para organização

Foto: Arquivo pessoal

Na foto a seguir, a mãe usou os dois sistemas de identificação, imagens e palavras – não ficou uma graça?!

caixas organizadoras identificadas com imagens e palavras para crianças

Foto: Frida Be Mighty/Reprodução

Como organizar os calçados?

Falemos agora dos calçados. Se o armário escolhido não tiver uma área de sapateira, você pode organizar os pares na prateleira mais baixa. Que tal colocá-los de pé dentro de cestinhas?

Ou, ainda, você pode recorrer àquelas sapateiras plásticas maleáveis que hoje em dia são usadas para organizar de tudo. Se a profundidade do guarda-roupa permitir, pendure esse acessório no lado interno da porta do móvel. Se não der, destine-o à porta do quarto ou mesmo a uma parede afastada da cabeceira da cama.

Essa sugestão da sapateira plástica vale para ordenar muitos outros itens, inclusive alguns dos que mencionei antes, como roupas íntimas e meias. E também é uma ótima solução para prendedores de cabelo, faixas, bijuterias e cintos.

E as roupas sujas?

Deixei para o final algo que não diz respeito ao armário, mas envolve roupas: o cesto de roupa suja. Criando um cantinho com uma tabela de basquete e um balde bonito embaixo, não será preciso insistir muito para as crianças jogarem as peças usadas no lugar certo.

cesto de roupa suja para crianças brincando como se fosse cesta de basquete

Foto: Arquivo pessoal

Ufa! Eu sei que este texto ficou longo, mas o tamanho é diretamente proporcional à quantidade de coisas que a gente tem para guardar no quarto dos filhos.

Bom trabalho para você e suas crianças!

Publicação original: https://minhacasaminhacara.com.br/missao-do-dia-organizar-o-guarda-roupa-das-criancas/

Deixe uma resposta