Embalagens personalizadas: o poder da primeira impressão no e-commerce

“Embalagem pode ser teatro, ela pode contar uma história”. A famosa frase de Steve Jobs, citada no começo da biografia A cabeça de Steve Jobs, escrita por Leander Kahney, convida o leitor a uma reflexão interessante.

O então CEO de uma das companhias mais bem-sucedidas do mundo dedicava tanto empenho para desenvolver as embalagens quanto para os produtos que as acompanhavam. Como resultado, os próprios consumidores aprovam e comprovam tal dedicação – é raro ver alguém comprar um iPhone e se desfazer da caixinha.

Jobs acreditava que a experiência de desencaixotar um produto tem impacto significativo na expectativa do consumidor, constituindo uma poderosa ferramenta de branding. Ele implantou esse conceito pela primeira vez em 1984, com o lançamento do mouse para o Mac.

Mas você não precisa ter uma empresa com o porte da Apple para produzir embalagens personalizadas. O simples fato de se importar com a aparência do produto já é uma vantagem competitiva. A seguir, confira algumas ideias e materiais (com preços pesquisados em 2016) para elaborar melhor a apresentação dos seus produtos.

Embalagens personalizadas com papel kraft e materiais simples

Para começar a pensar em embalagens personalizadas sem gastar muito, procure o papel kraft (ou pardo). Você consegue encontrar bobinas desse material a partir de R$ 12, em média, dependendo do tamanho que necessita.

Sozinho, o papel kraft não poderá fazer muito pela sua embalagem, mas a vantagem é que o fato de ser um material neutro dá destaque a qualquer detalhe. Existem diversos materiais que você pode adicionar ao papel kraft para ter o apelo visual que deseja. Conheça a seguir alguns deles.

Adesivos

Carimbos, impressora e adesivos podem salvar suas embalagens personalizadasO adesivo está entre os materiais mais maleáveis para divulgar a sua marca. Primeiro, porque você pode adquirir uma embalagem kraft neutra e inserir sua marca com destaque pagando pouco – e com efeitos significativos.

Em segundo lugar, mas não menos importante, você pode distribuir o adesivo como brinde. Quanto mais apelo visual tiver, melhor. Assim, os seus clientes se sentem motivados a colar ou fixar um adesivo que fique visível a outros clientes.

Preço do adesivo com corte redondo: a média de preços de adesivos nesse formato gira em torno de R$ 0,87/unidade para 100 unidades. Quanto maior o volume do pedido, mais baratas serão as unidades do adesivo.

Tags

Tags são importantes constituintes das embalagens personalizadasOs tags personalizados são materiais que podem fazer muito pela sua marca, com diversas funções para o seu produto:

– Para presentes: você pode inserir um campo no seu tag para os clientes que marcarem a opção de embalagem para presente.
– Como agradecimento: tags de agradecimento também podem ajudar no posicionamento da sua marca.
– Como etiqueta de troca: exigir a afixação do tag no produto para eventuais trocas.

Você vai precisar de: papel pardo 200g/m², furador de papel, tesoura, ilhós (argolinhas de metal), barbante ou sisal.

– Preço dos tags: os preços são, em média, R$ 25 por 150 folhas tamanho A4. Se fizer tags nas dimensões 8,5×5,5cm, conseguirá fazer mais de 10 tags por folha, gastando pouco mais de R$ 0,01 por unidade.
– Preço do barbante: R$ 10,99 o rolo com 610 metros. Considerando que irá gastar 30cm por tag, você gastará apenas 1 centavo a cada dois tags.

– Ilhós (opcional): se quiser dar um toque diferente às suas etiquetas, adicione os ilhoses para reforçar a fixação. Você gastará aproximadamente R$ 0,15 por cada ilhós.

Carimbos

Embalagens personalizadas com carimbo

Uma das técnicas mais baratas para quem envia poucos pedidos, os carimbos são uma opção interessante para fazer embalagens personalizadas. Você pode aplicá-los diretamente à embalagem ou em outros elementos que acompanham o seu produto. A vantagem do carimbo é a facilidade para imprimir as informações em pequenas áreas sem gastar muito.

Em grandes quantidades, por outro lado, já vale a pena fazer a impressão caseira ou em gráficas, já que o tempo gasto para carimbar as embalagens não compensaria o baixo custo dessa solução.

Saquinhos kraft

Para quem vende acessórios e produtos pequenos, vale a pena caprichar na embalagem para garantir os clientes de volta. Um exemplo bem-sucedido é o uso das embalagens coloridas, tipicamente empregadas em lembrancinhas de festas, para acomodar os produtos da sua loja.


Embalagens personalizadas com saquinhos de papelSaquinhos coloridos:
em torno de R$ 0,25 por unidade.

Para quem deseja economizar mais e ainda assim manter o estilo, os saquinhos kraft marrons são finos e podem ir à impressora, o que permite que você personalize a mensagem da sua embalagem.

Preço dos saquinhos kraft: aproximadamente R$ 0,03 por unidade.

Saquinhos de pano

Saquinhos de pano como embalagens personalizadasUma opção para os mais refinados: saquinhos de pano e ecobags são uma boa ideia de embalagens personalizadas reutilizáveis pelos seus clientes. Além de assumir uma posição de reutilização dos produtos, sua marca vai pertencer ao cotidiano do seu cliente enquanto ele utilizar a embalagem.

Roupas e artigos para casa

Faixa de papelão para envolver o produto pode ser uma solução como embalagens personalizadas. 

As lojas que vendem roupas e artigos para casa também não ficam de fora. Acima, à direita, veja como a embalagem é bem resolvida. Além de prensar os produtos em rolinhos, o simples detalhe de se preocupar com a embalagem pode ser responsável por mudar (para melhor) a primeira impressão do cliente que adquire produtos online.

Caso queira ter o mesmo resultado, basta imprimir tiras de papelão (de preferência em uma gráfica) para envolver o produto. O ideal é que o papel tenha gramatura suficiente para suportar a pressão do rolinho sem rasgar. Esse recurso também ajuda a reduzir a cubagem dos seus produtos durante o transporte. A imagem acima e à esquerda mostra camisetas de uma marca que utiliza o mesmo recurso para embelezar o envio dos seus produtos.

Também na imagem acima, os sabonetes da London Fields seguem o mesmo conceito. O que seria dessas barras (e da própria marca) se um recurso tão simples não fosse empregado? Visualmente, continuariam sendo barras de sabonete artesanal. Além de dar identidade à marca, as embalagens personalizadas também serviram para distinguir o aroma de cada um dos produtos da empresa.

Embalagem, empacotamento e proteção dos produtos

Além de uma embalagem bem elaborada, a proteção dos produtos é fundamental. Afinal, de que adianta o empenho na aparência se os produtos não ficam seguros dentro da caixa? Outro ponto a destacar é a primeira impressão. Por mais que a embalagem do produto fosse perfeita, o que você acharia da empresa se fizesse uma compra e recebesse um pacote como esse?

embalagens-personalizadas-e-a-importancia-de-empacotar-adequadamente

No e-commerce, o papel do empacotamento adequado é crítico para oferecer não apenas a proteção dos produtos, como também para garantir uma experiência mais agradável para o cliente. Por quê? Basicamente, porque esse é o primeiro contato que o cliente terá com a sua loja – e qualquer detalhe que demonstre descuido pode predispor o restante da experiência de desempacotar o seu produto e conduzir a um primeiro contato desagradável – o que afeta toda a experiência.

Uma pergunta que deixa muitas dúvidas é: como projetar uma embalagem atrativa e, ao mesmo tempo, proteger os produtos do meu e-commerce? Na verdade, embalagem e empacotamento são dois assuntos diferentes – embora sejam interdependentes. Algumas lojas virtuais que investem em embalagens personalizadas utilizam materiais de proteção para preservar a embalagem original durante o transporte.

embalagens personalizadas e empacotamento adequado

Além de abrigo para o seu produto, a embalagem é personalização, exclusividade e branding. Todas as sugestões de embalagens personalizadas servem como exemplo para comprovar que encarar essa parte do seu produto como uma mera acomodação não confere mais uma posição confortável à sua marca.

Certamente, Jobs deixou um legado e mudou a forma como consumimos embalagem. Mas, mais do que isso, deixou também uma reflexão e uma missão interessantes para os empreendedores (do micro ao grande) aplicarem em suas marcas.

Fonte: https://www.mandae.com.br

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