EMBALAGEM PARA E-COMMERCE PADRONIZADA É IMPORTANTE?

A embalagem para e-commerce é um dos quesitos que você deve planejar ao empreender seu comércio eletrônico. Ela deve proteger o produto e fidelizar o cliente ao mesmo tempo. Mas e a sua padronização, é importante? Veremos adiante.

Tipos de embalagem para e-commerce

Antes, porém, de refletirmos sobre a padronização, vamos conhecer as variedades. De acordo com a Associação Brasileira de Embalagem(Abre), existem três, são elas:

• Embalagens primárias: que mantém contato direto com o produto

• Embalagens secundárias: que protegem uma ou mais embalagens primárias

• Embalagens terciárias: que protegem embalagens primárias e secundárias

Além dessas variedades, dependendo do produto que pretende embalar, você precisa levar em conta o material com que a embalagem é produzida. Por exemplo, produtos mais frágeis devem ser empacotados em caixas com materiais mais resistentes.

Materiais das embalagens para e-commerce

Seja primária, secundária ou terciária, no e-commerce certamente você poderá trabalhar com embalagens feitas de materiais como:

→ Vidros (bebidas e perfumes, por exemplo)

→ Papel ou papelão

→Tetra Pak

→ Plásticos

→ Alumínio

→ Aço

→ Madeiras

→ Isopor

→ Laminados

→ Cartonados

Assim, com todos esses materiais, é possível produzir caixas, tubos, envelopes, blisters e outros formatos de embalagens. Lembre-se, contudo, que as embalagens devem ser criadas na medida certa para evitar custos supérfluos.

Como deve ser feita a padronização de embalagem para e-commerce

Para padronizar as suas embalagens, você deverá pensar sobretudo nos seguintes critérios:

• Tamanho:

Elas devem ter o tamanho ideal para o seu produto. Embalagens apertadas podem estourar durante o trajeto de entrega e as muito espaçosas custam mais caro e geram mais gastos com frete.

• Qualidade:

A qualidade e resistência da embalagem devem ser proporcionais ao tipo de produto. Por exemplo, não compensa usar embalagens de lata para embalar travesseiros, porém, elas são ótimas (e impermeáveis) para o caso de refrigerantes e cervejas.

• Formato:

Os formatos mais econômicos para embalagens terciárias são as caixas quadradas e retangulares. Qualquer outro pode encarecer a entrega. Verifique os preços de frete nos Correis e transportadoras para cada formato e faça as contas.

• A Cultura Organizacional:

As embalagens devem ser padronizadas com as cores, símbolos e slogans da marca do seu e-commerce. Isso gera identificação, credibilidade e boa impressão, o que ajudar a fidelizar os consumidores.

• Identificações:

Insira as etiquetas com os dados de entrega e identificação de produto frágil (se for o caso) de forma adequada. Isso pode evitar quebras, enganos e devoluções. Ah, e não se esqueça de incluir a nota fiscal.

• Proteção:

Para segurança e integridade do produto, insira nas embalagens pedaços ou bolinhas de isopor, plásticos bolha ou papel picado, por exemplo. Já para a segurança dos entregadores, forre objetos pontiagudos como facas e vidros.

• Inviolabilidade:

Uma boa embalagem deve evitar sua abertura por terceiros ao longo dos procedimentos de logística. Nesse caso, é possível usar uma boa fita adesiva para vedação das caixas.

Crie um padrão de segurança, proteção, inviolabilidade, identificação, formato, tamanho e qualidade, sem se esquecer dos quesitos da Cultura Organizacional, para as suas embalagens. Isso lhe proporcionará múltiplas vantagens.

Vantagens da padronização de embalagem para e-commerce

Ao padronizar a embalagem para e-commerce, você obtém benefícios como:

• Fidelização:

Embalagens com estética padronizada encantam os clientes. Assista a alguns vídeos de unboxing no YouTube e você verá isso na prática.

• Influência:

A Cultura Organizacional do seu e-commerce é propagada e isso causa impacto direto no cliente, que saberá identificar sua marca num piscar de olhos.

• Proteção:

Embalagens padronizadas evitam imprevistos de segurança. Elas protegem os produtos, os operadores logísticos e também os consumidores.

Por fim, a padronização impede que você utilize embalagens diferentes para o mesmo produtos. Com isso, o preço final das entregas se torna previsível, o que facilitará a contabilidade e as projeções de vendas. E dessa maneira – com embalagens padronizadas – você também aumenta da credibilidade da sua loja virtual.

Como trabalhar com a embalagem para e-commerce

Uma das formas de se trabalhar com embalagem para e-commerce é contratando fornecedores. Dessa forma, você pode adquirir embalagens limpas e inserir nelas as cores e símbolos da sua Cultura Organizacional.

Outra forma é a terceirização. Nesse caso, contrata-se uma empresa que cuidará de todos os aspectos da embalagem. Isso libera seu tempo para que você possa trabalhar somente nas atividades-chave do seu e-commerce.

Publicação original: https://www.agenciaeplus.com.br/embalagem-para-e-commerce-padronizada/