DICAS PARA ORGANIZAR A SUA CASA

1 – Um cômodo por dia

Faça uma listinha dos cômodos da sua casa e separe um dia da semana para cada um deles. Por exemplo*:

Segunda-Feira: Sala

Terça-Feira: Banheiro

Quarta-Feira: Cozinha

Quinta-Feira: Quarto 1

Sexta-Feira: Quarto 2

 

dicas de como organizar a casa

 

* Você pode intercalar essa lista, com a ordem a seu gosto, a cada uma semana ou quinze dias.

 

2 – Separe um dia da semana para fazer uma limpeza geral

Depois que você der uma arrumadinha em um cômodo por dia, você pode separar um dia da semana, ou a cada quinze dias, para fazer uma limpeza geral na sua casa. Aposto que, com a ajuda da dica número um, será muito mais rápido e fácil para deixar o seu lar limpinho e arrumado.

dicas para organizar a casa

 

 

3 – Junte em uma sacola tudo que está fora do lugar

Separe uma sacola bem grande para separar tudo que está fora do lugar em que deveria estar. Assim, você pode devolver cada um dos objetos ao cômodo que pertence sem precisar limpar a casa novamente.

 

 

4 – Coloque uma música animada

Você tem mais disposição para fazer as coisas quando está animado? Então, não deixe para organizar a casa durante os seus dias mais tristes. Quer mudar essa situação ou dar um “up” no seu humor? Invista em músicas (felizes, hein)! Segundo uma publicação feita pelo Journal of Positive Psychology, pesquisadores da Universidade do Missouri, nos Estados Unidos, descobriram que, quando você ouve uma música animada, ela faz com que o seu humor melhore.

dicas da organização da casa

 

Por isso, aposte em uma boa trilha sonora para melhorar o momento de organizar a sua casa.

 

5 – Faça uma lista do que você precisa fazer

Não comece a organizar tudo do nada: se planeje! A melhor forma para saber quais são as prioridades é colocar tudo em uma listinha. Além disso, você pode determinar quanto tempo precisará gastar em cada cômodo e descobrir que horas você terminará de arrumar o seu lar.

 

 

6 – Escolha o que você realmente consegue fazer

Fez a lista de tudo que você precisa fazer em casa? Okay. Então, agora chegou o momento de decidir o que está em suas mãos e você consegue fazer e o que você não tem como controlar e fazer naquela hora.

Um exemplo é se você tem limpar o quintal, mas para isso é preciso que alguém venha podar a árvore antes. Não tem como você podar a árvore, então tire isso da sua prioridade.

 

7 – E faça uma coisa de cada vez

Nada de tentar se multiplicar em dez pessoas. Você é só uma e só consegue fazer as coisas corretamente se dedicar atenção exclusiva para cada uma delas. Não sofra por tentar fazer tudo ao mesmo tempo.

como organizar a casa

 

 

8 – Não procrastine

Nós sabemos que é muito mais agradável esperar mais cinco minutinhos, depois mais uns dez, depois deixa passar a sua série favorita, emendar com outro episódio e quando ver é tarde demais para começar a organizar suas coisas. Pois é, a procrastinação pode atrapalhar os seus planos.

Dica: Quer focar na sua tarefa? Então, siga essas três dicas:

1 – Decidiu que vai colocar a mão na massa? Ótimo!

2 – Conte vagarosamente até 10, 20 ou 30 e comece a se mexer.

3 – Faça pequenas metas e se recompense ao cumprir cada uma delas. Por exemplo: quando eu terminar de arrumar o quarto, posso dar uma olhada nas minhas redes sociais. Só não abuse, okay?

 

9 – Saiba qual é o lugar mais bagunçado da sua casa

Você sabe e a gente também: todo mundo tem um cômodo da casa que é mais difícil de arrumar. E o pior é que, por ser mais complicado, você deixa ele de lado na organização da casa e isso vira uma bola de neve, não é mesmo?

 

10 – Descubra o porquê

Além de descobrir qual é o cômodo mais bagunçado, você precisa descobrir o motivo daquilo. Será que é porque ele tem mais tralhas? É o quarto que você menos fica na casa? É mais fácil se acomodar na bagunça?

Depois que você descobrir esse motivo, tente implementar mudanças em sua rotina para arrumar todo dia um pouquinho dele. Assim, você evita bagunça e retira esse “elefante branco” do meio da sala.

organizar casa

 

11 – Sempre que sair de um cômodo, tente melhorar uma coisa dele

Faça disso uma meta diária: saiu de um cômodo da sua casa? Melhore algo nele! Tire a almofada do chão, lave o copo sujo na pia, retire o cabelo do chão, abra as cortinas, arrume os livros, pegue o controle remoto do chão…

dicas de como organizar a casa

 

 

12 – Não exagere: foque no que você tem que focar

Você decidiu que dedicará quinze minutos por dia organizando cada quarto da sua casa? Então, foque naquilo e pronto. Não exagere e comece a limpar a casa todos os dias. Isso fará com que você fique cansada da rotina e abandone esses hábitos com o decorrer das semanas.

 

13 – Deixe produtos de limpeza sempre à mão

Sempre deixe algum produto de limpeza em um lugar fácil de encontrar. Dessa forma, caso você suje algo, será mais fácil se de impulsionar a limpar a bagunça, em vez de deixar de lado pela preguiça de achar os produtos.

dicas para organizar a casa

 

 

14 – Livre-se de 10 itens por mês

Outra meta para você: livre-se de, no mínimo, dez itens descartáveis da sua casa por mês. Assim, você poderá simplificar a disposição das coisas em seu lar de forma gradativa.

 

15 – Ou cada vez que comprar algo novo, livre-se de uma coisa

Essa dica é para manter o equilíbrio na sua casa. Decidiu comprar um novo item ou roupa? Separe uma para descartar ou para doar.

 

16 – Deixe itens mais usados a mostra

Se você usa o secador de cabelo todos os dias, não há motivo para guardá-lo escondido dentro do guarda-roupa ou de uma gaveta. Deixe a vista tudo que faz parte da sua rotina, isso evita que você desarrume suas coisas tentando encontrar outras.

dicas da organização da casa

 

 

17 – Separe coisas para a doar

Doe aquilo que você não usa mais. Esses objetos ou roupas podem ser valiosos para outra pessoa!

 

18 – Se você mora com outras pessoas, divida as tarefas

 

 

19 – Separe tudo que você não quer jogar fora

 

 

 

20 – Será que cabe todas as suas coisas na sua casa?

 

Você já parou para pensar se o problema é que a sua casa é muito pequena para tudo que você tem? Essa pode ser a razão dos seus problemas! Ainda está na dúvida? Então, faça esse teste e descubra já!

Publicação Original: http://www.metromax.net.br/blog/como-organizar-casa/