• Home
  • /
  • Dicas para Ecommerce
  • /
  • Dicas para escolher embalagens para seu e-commerce Dicas para escolher embalagens para seu e-commerce

Dicas para escolher embalagens para seu e-commerce Dicas para escolher embalagens para seu e-commerce

Um ponto importantíssimo e que muitas lojas virtuais acabam deixando de lado é o cuidado com as embalagens em que o produto será enviado para o cliente. Esse é um erro grave, pois a embalagem é o primeiro contato físico que o cliente tem com o produto adquirido, tudo antes disso é feito no ambiente online, por isso ter uma embalagem personalizada e de qualidade é uma forma perfeita de impactar positivamente seus clientes logo na primeira impressão. Nesse artigo falaremos dos tipos de embalagens mais comuns, e daremos dicas para escolher embalagens ideais para seu negócio.

Dicas para escolher embalagens gerais:

  • Na hora de escolher sua embalagem leve em consideração primeiro se ela é segura e se protege o produto enviado. Antes de mais nada a função da embalagem de envio é garantir que o produto chegue até o cliente inteiro e com boa apresentação, isso diminui custos com reposições e atendimento ao cliente.
  • Fique atento aos fornecedores e às quantidades mínimas de compra na hora de escolher sua embalagem, algumas opções de embalagens só são comercializadas em grandes quantidades o que inviabiliza sua utilização em lojas pequenas e que estão começando agora sua operação.
  • Personalize SEMPRE a embalagem de envio do seu produto, como dito acima, ela é o primeiro contato físico que o cliente tem com a sua marca. Escolha opções de embalagens que possam ser personalizadas com as cores da sua empresa, mas fique atento aos custos. Em muitos casos o ideal é utilizar apenas uma ou duas cores na embalagem para otimizar os custos. Adicione telefone de atendimento ao cliente, e-mail e endereço da sua empresa, assim se o seu cliente precisar entrar em contato ele tem a informação à mão.
  • Facilidade no manuseio é essencial, quanto mais fácil for para sua expedição embalar os produtos e fechar o pacote mais produtiva ela se torna.
  • Leve em consideração utilizar materiais sustentáveis, além de ajudar o meio ambiente, os clientes preferem empresas que utilizam materiais recicláveis.
  • Facilite o processo de entrega deixando impresso na embalagem campos para uso da empresa de logística, no caso de utilização dos correios por exemplo, existem regras específicas.

Caixas de papelão

Caixas de papelão são o modelo de embalagem mais usado no mercado. É uma ótima opção pois existem diversos tipos e tamanhos, tornando possível a utilização para qualquer tipo de produto, desde brinquedos, peças de roupa e livros até eletrônicos como notebooks e celulares. São mais indicadas para casos onde serão enviados mais de um volume, além disso são leves e podem ser estocadas desmontadas, ocupando pouquíssimo espaço físico para armazenamento. Por ser um material comum, existem diversos fornecedores que oferecem o produto, dessa forma é possível fazer diversas cotações e comparar preços.

Envelopes plásticos de segurança

Material muito resistente e de fácil manuseio. Possuem a vantagem de muitas vezes virem com revestimento interno com plástico bolha, dando mais segurança ao produto, com diversas opções de tamanho para envio de diversos produtos diferentes. Além disso, possuem acabamento com fita adesiva, o que torna o fechamento da embalagem muito rápido, e por isso é uma das opções preferidas de grandes lojas onlines, podem ser personalizados com impressão de boa qualidade e com poucas limitações de cor. Como as caixas de papelão, a quantidade de fornecedores dessa embalagem é grande e por isso não deve haver nenhuma dificuldade em encontrar um preço competitivo, no entanto as opções personalizadas devem ser restritas a pedidos grandes, superior a 10.000 unidades.

Envelopes Kraft com plástico bolha

Envelopes produzidos com papel kraft, porém revestidos com plástico bolha para garantir mais segurança contra impactos. Essa opção é muito utilizada no envio de livros, jogos, CDs e DVDs em geral, também é uma boa opção para envio de documentos, revelação de fotos, entre outros. Apesar da variedade de tamanhos é indicado apenas para envio de produtos embalados individualmente. Uma das vantagens é que esse material pode ser comprado em quantidades menores, 1.000 unidades por pedido, por isso é uma opção viável para a maioria das lojas virtuais que estão começando.

Além das embalagens, existem também os ítens de acolchoamento como plástico bolha, almofadas de ar e bio pack (a opção biodegradável dos flocos de isopor, mas isso é assunto para uma outra postagem sobre dicas para escolher embalagens. Espero que tenha gostado das nossas dicas para escolher embalagens, se você gostou desse artigo vale dar uma olhada no 5 erros mais comuns das lojas virtuais brasileiras.

 

Publicação original http://www.metropole.com.br/dicas-para-escolher-embalagens/