DICAS PARA ENVIAR PRODUTOS DO SEU ECOMMERCE

O assunto da semana é ecommerce e hoje vamos falar um pouco do processo de envio de seus produtos, qual é a melhor forma de enviar?

Se você está iniciando no mercado, você ainda não tem um volume muito grande de pedidos então talvez seja interessante para você ter um espaço maior que 24hs entre cada envio. Mas muita atenção quando você cadastrar seus produto no site, você precisa avisar qual será o tempo de envio, ou seja, quanto tempo para o pedido sair da loja virtual e chegar em poder da empresa transportadora.

Esse prazo de envio geralmente é curto, na maioria das lojas virtuais, entre 1 e 3 dias em alguns casos o prazo é um pouquinho maior, uma semana. Se você tem uma loja virtual de artesanato, por exemplo. Você vai produzir as peças antes de enviar, então precisa calcular este tempo e colocar lá no prazo de envio. O prazo de entrega começa a contar somente depois que acabar o de envio, e muitos clientes de lojas virtuais tem dificuldade de entender isso. Eles acham que se a entrega leva 3 dias úteis, comprou na segunda recebe na quarta.
O pedido nem finalizou e o cliente já está fazendo a contagem regressiva

Não é bem assim, até porque alguns pedidos, principalmente os feitos por boleto e depósito, podem demorar alguns dias para ter o pagamento liberado. Somente depois do pagamento liberado é que começa a contar o prazo de envio. Então se um cliente faz um pedido na segunda-feira, com entrega para 3 dias úteis, e prazo de envio de 1 dia útil, o tempo mínimo para este pedido chegar é na sexta-feira. Isso considerando que o pagamento foi aprovado na segunda-feira mesmo.

Se o pedido tivesse sido aprovado apenas na quarta-feira, o prazo de entrega mínimo seria na terça-feira da outra semana. Porque sábado não conta como dia útil, mesmo que algumas transportadoras e inclusive os Correios trabalhem nos sábados. Se você tiver um contrato com os correios, eles geralmente buscam as encomendas todos os dias na sua empresa. Se você vai usar os Correios, mas não vai fazer contrato ainda, você vai ter que ir até os Correios todos os dias levar os pedidos.

No caso de transportadoras, funciona mais ou menos assim, você liga e avisa que os produtos já estão prontos, então eles vão até a loja virtual e buscam as caixas, você só liga quando tiver pedidos.

COMO EMBALAR

Bom feito isto, você parte para a próxima fase, depois que o pedido foi aprovado, ele vai para a parte de envios da sua empresa, que nada mais é do que a sala do seu estoque, porque sua empresa ainda não é uma multinacional. Você pode ir colocando os produtos em cima dos pedidos para você saber o que vai em cada caixa.

Se os produtos são muito grandes e vão acabar tapando toda a folha, você pode encontrar outras formas de fazer isso. Sugerimos delimitar espaços no chão ou em uma mesa, e cada produto dentro daquele espaço pertence ao pedido X, tenha a folha de pedido impressa para se localizar. Cada tipo de produto tem uma necessidade diferente na hora de ser embalado, e também cada transportadora tem exigências diferentes.

Se os produtos são frageis você pode usar plástico bolha em volta das peças e muito ispor ou jornal para fixar o produto na caixa. Avalie todo o tipo de estrago que pode acontecer com seus produtos e veja como previnir.

Mesmo que você use toda a proteção possível, algum pedido acaba sofrendo as consequência do transporte. Atenção leia todas as exigências da sua transportadora, e quando falamos transportadoras, estamos incluindo os Correios. Se o seu produto vazar e danificar outros envios o estrago será cobrado de você.

COMO ENVIAR POR PAC

Bom, depois de separar os produtos você precisa da caixa, ou saco, depende de como você envia seus produtos. Você pode comprar as caixas direto na nossa loja virtual ou física CaixasNet, você pode mandar fazer caixas e fita pacote com o nome da sua empresa, ou você pode ainda comprar caixas de papelão comuns. Se você tem produtos delicados pode escolher caixas com um papelão mais grosso. Como enviar produtos frágeis? Totalmente protegidos!

Em muitos casos pagar um frete um pouquinho mais caro faz toda a diferença, não adianta um frete barato de um produto que você precisa trocar porque foi danificado na entrega. Caso você opte por enviar seus produtos em sacos plásticos, aqueles selados. O ideal seria você colocar o produto dentro de outra embalagem antes dessa, pode ser um saquinho um pouco mais simples mesmo. Só para não ficar aquela impressão de que foi jogado lá dentro.

Depois do pedido na caixa, ou ensacado, é a hora do endereço.  Coloque destinatário e o remetente, você pode preencher a mão se quiser, mas o ideal é que seja impresso, para facilitar a leitura. Pode ser impresso em adesivo ou em folha comum e depois você coloca bastante fita pacote para não correr o risco de molhar e borrar.

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Você pode usar o endereçador dos Correios

Se você for enviar pelos Correios, precisa especificar se a sua encomenda é PAC, E-Sedex (disponível apenas para clientes com contrato), Sedex (12,10, hoje ou normal). Alguns clientes que possuem contrato com os Correios já tem essas etiquetas na empresa, quem não tiver contrato com os Correios pode imprimir junto na sua etiqueta de endereço qual o tipo de envio e especificar na hora que estiver no caixa

Se você for enviar pela transportadora, você precisa de um romaneio, que nada mais é do que um papel dizendo qual caixa vai para onde. Então você precisa identificar cada caixa e colocar no romaneio o número de identificação da caixa, que pode ser o número do pedido e para onde ela vai. Pronto! Seus pedidos foram enviados.

A CaixasNet oferece todos os tipos de materias pra você enviar os seus produtos com segurança! Confira na nossa loja virtual

Caixas para Correio

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Fonte: https://www.dlojavirtual.com

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