Dicas de embalagem zero plástico para e-commerce

Uma das nossas metas para este ano era encontrar uma forma de embalagem para envio das peças da ROCA sem uso de plástico. E conseguimos! Chegamos numa embalagem totalmente compostável. Pensamos e pesquisamos muito sobre os materiais para criar as peças da ROCA, não poderia diferente com a embalagem. E por que ser Zero Plástico é importante para nós? Uma embalagem plástica pode levar até 400 anos para se decompor. Além disso, vem de uma fonte de energia não-renovável, que é o petróleo. Todas nossas escolhas causam impacto ao meio ambiente, mas podemos (e devemos) fazer escolhas que minimizem estes efeitos na natureza.
Aqui neste texto explicaremos nossas escolhas e como as utilizamos lembrando que fazemos envio de materiais têxteis como mantas de crochê e painéis em macramê.

  • Papel Kraft
    Todas as peças seguem embrulhadas em papel kraft. Escolhemos ele por ser um papel que não passa por tratamento químico na indústria para branqueamento. Além disso, difetente do plástico, uma embalagem de papel leva em média entre 3 e 6 meses para se decompor totalmente.
  • Barbante de algodão 
    Subtituimos o adesivo plástico para fechamento das embalagens por barbante de algodão cru, que leva cerca de 1 a 5 meses para se decompor.
  • Caixas de papelão reutilizadas
    Sempre que possível, reutilizamos as caixas para postagem das peças. Assim prolongamos o uso de um material que seria descartado. Enviamos uma notinha dentro da caixa sempre indicando que ela foi reciclada por nós.
  • Fita de papel gomada
    Substituimos a tradicional fita plástica adesiva pela fita de papel gomada, que é uma feita de papel kraft com adesivo de amido. Vimos essa dica há algum tempo nos stories do Instagram do Guia Review . Usamos a fita gomada para lacrar a caixa e também para fixar a nota fiscal na parte externa, assim eliminamos também aquele pequeno saco plástico comumente usado para envio da nota.

Dividimos aqui essas informações para que possa ajudar e talvez inspirar outros artesãos e pequenos produtores. Somos a mudança que queremos.
Sugestões para melhorar nossas embalagens são muito bem-vindas. Se tiver alguma contribuição, deixe nos comentários para a gente 😉

Texto: Gisele Oliveira.

Publicação original: https://www.projetoroca.com.br/2019/02/20/dicas-de-embalagem-zero-plastico-para-e-commerce/