Como ser Feirante com licença e banca ?

Esse post é para aqueles que desejam ser feirantes ou para aqueles que já são, mas não regularizados.

Feirante é o profissional que trabalha nas feiras livres, que são espécies de aglomerações de comerciantes de produtos alimentícios e afins. As feiras, geralmente, acontecem nas ruas, em dias específicos e oferecem aos consumidores frutas, legumes, verduras, carnes e peixes frescos, barracas de alimentos prontos, como pastéis, além de outros tipos de produtos para o lar, bijuterias e até mesmo roupas. O feirante tem a responsabilidade de levar às suas barracas produtos de boa qualidade, além de oferecer à clientes bons preços e ótimo atendimento. O feirante deve ter boa comunicação com as pessoas para manter o bom relacionamento.

Feira - Blog Caixas Net

Como ser feirante?

Primeiramente é necessário cadastrar-se perante o governo como este tipo de profissional, preenchendo uma autorização para que seja possível exercer suas funções de maneira legal, assim será possível participar de diversas feiras.

O governo poderá lhe disponibilizar uma licença anunciando que você está apto e cadastrado corretamente como feirante para que possa começar a comercializar os itens desejados. Normalmente há um número de feiras próximas à região nas quais um feirante participa.

Para se tornar um feirante é necessário ter os materiais, os fornecedores e conseguir um aval dos órgãos e associações responsáveis, registrar-se e realizar pagamento para a prefeitura da cidade, que varia de acordo com a região, mas na maioria das vezes é mensal.

Conseguir banca

Primeiramente é necessário possuir uma banca para que seja necessário divulgar e comercializar seus produtos, podendo recorrer à uma banca já montada, somente integrando-se ao time de vendedores ou até mesmo requisitar seu próprio estabelecimento, sendo que isto deve ser feito de acordo com a prefeitura e deve ser adquirido pelo próprio investidor que deseja apostar neste tipo de negócio.

Barraca na Feira - Blog Caixas Net

 

Outras Informações

A Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional informa que o atendimento a feirantes é realizado na Supervisão Geral de Abastecimento de São Paulo, na Rua da Cantareira n° 216 de 2° a 6° feira, das 8 às 15h.

Nas segundas e sextas-feiras, o atendimento é exclusivo aos feirantes. Órgãos de classe e procuradores regularmente constituídos são atendidos às terças, quartas e quintas-feiras.
Para o atendimento o feirante recebe uma senha e será atendido por ordem de chegada.

Todos os documentos exigidos deverão ser apresentados no original, acompanhados de cópia reprográfica simples, desde que legíveis, ou em cópias autenticadas (exceto a procuração, que somente será aceita no original).

Para mais informações você pode acessar o site da Prefeitura de São Paulo Clicando Aqui.

Deixe uma resposta