Como organizar a despensa ou o armário da cozinha

Você tenta colocar todos os mantimentos organizadinhos na despensa ou no armário da cozinha logo que chega do supermercado com eles, mas a verdade é que são necessários apenas alguns poucos dias para que o armário esteja completamente revirado. Manter a despensa organizada não é tarefa fácil, principalmente quando muitas pessoas moram na mesma casa. Isso sem falar naqueles alimentos que vencem e você nem sabia que tinha na despensa. Mas algumas mudanças e atitudes simples podem ajudar você e é sobre como organizar a despensa ou o armário da cozinha que vamos falar hoje!

COMECE LIMPANDO A DESPENSA

Antes de guardar as compras do supermercado, procure fazer uma limpeza completa na despensa. Retire todos os produtos das prateleiras e procure verificar quais estão vencidos para poder jogá-los fora e aumentar o espaço útil nos armários. E na hora de guardá-los novamente, não se esqueça de deixar os alimentos que já estão abertos ou próximo da data de vencimento na frente, para que possam ser consumidos logo e não estragarem.

FAÇA GRUPOS DE ALIMENTOS

Uma boa dica é fazer grupos de alimentos dentro da despensa ou armário da cozinha. Isso significa categorizar os alimentos. Procure agrupar as bolachas e guloseimas em um mesmo lado do armário, os grãos e cereais em outro, as massas e temperos em outro e assim por diante. Dessa forma, ficará mais fácil encontrar o que você procura e não será necessário revirar o armário todo em busca de uma latinha de extrato de tomate.

USE POTES TRANSPARENTES

O ideal é retirar os alimentos como arroz, feijão, café, açúcar e sal das embalagens de plástico originais e acomodá-los em potes de vidro bem fechados. Para isso, aposte nas embalagens transparentes, que permitem que você identifique de cara qual alimento está guardado naquele determinado recipiente.

 

Como organizar a despensa ou o armário da cozinha 1

 

USE CESTAS E BANDEJAS

Na hora de organizar os alimentos em categorias, uma maneira ainda mais prática de fazer isso é usando cestinhas e bandejas. Procure organizar dentro de cada uma delas uma determinada categoria de alimentos, pois assim será mais fácil de identificar o lugar de cada coisa.

 

Como organizar a despensa ou o armário da cozinha 4

 

ABUSE DAS ETIQUETAS

Outra boa solução para garantir que cada coisa vai voltar para o seu lugar é colocar etiquetas em tudo: nos potes para identificar os alimentos, nas cestinhas e bandejas e até nas próprias prateleiras. Na internet você encontra várias dicas legais para fazer as suas próprias etiquetas usando materiais baratinhos e há até modelos lindos que você pode imprimir em casa mesmo.

 

Como organizar a despensa ou o armário da cozinha 2

 

DOBRE O ESPAÇO ÚTIL DO ARMÁRIO

Algumas prateleiras são bem altas, e nem sempre conseguimos aproveitar de verdade o espaço que temos disponível. Uma boa solução para isso é apostar em produtos organizadores que ajudem você a ocupar todo o espaço do seu armário de um jeito legal.

 

Como organizar a despensa ou o armário da cozinha 5

 

LISTA DE COMPRAS

Procure fazer uma lista de compras e sinalize os alimentos que forem sendo retirados da despensa. Assim vai ficar mais fácil de saber o que você precisa comprar quando for ao supermercado. Aqui no blog tem uma lista de compras bem linda que você pode baixar e imprimir em casa para se organizar melhor.

 

Publicação original: http://www.casinhaarrumada.com/2016/01/como-organizar-a-despensa-ou-o-armario-da-cozinha.html

Deixe uma resposta