COMO ESCOLHER AS EMBALAGENS CERTAS PARA O SEU E-COMMERCE E EVITAR PREJUÍZOS

O que queremos dizer quando falamos em embalagens certas? Obviamente que nenhum lojista optará por embalagens de má qualidade ou que não protegem seus produtos. A questão aqui não é essa, mas sim que alguns aspectos desse material serão capazes de influenciar até na decisão de compra do seu cliente.

Neste artigo, vamos explicar qual é a influência das embalagens certas para o fechamento de pedidos e na fidelização de clientes. Veja como escolher as melhores opções para a sua loja virtual.

Como as embalagens influenciam na decisão de compra do consumidor

Um dos pontos que diferenciam as compras em lojas físicas e lojas online é que, no primeiro caso, o cliente tem contato direto com o produto. É possível ver, tocar, sentir o cheiro, texturas, etc.

A publicidade defende que uma embalagem bem produzida, e que converse com o seu público, é capaz de seduzir e persuadir o consumidor. Levando-o a comprar o produto. No caso do e-commerce isso não acontece. O contato é totalmente visual e através de uma tela. Por isso, é fundamental investir em boas descrições de produtos e imagens convidativas.

Apesar de não ter nenhum contato físico com o produto, a embalagem também é capaz de influenciar o cliente do e-commerce. Marcas de luxo criam versões personalizadas, com materiais de alta qualidade, e destacam suas fotos junto com as do produto. Essas embalagens não são jogadas fora e chegam a se tornar itens de decoração dos clientes.

Além disso, esses pacotes têm suas funções: armazenar o produto para que chegue em segurança e sem avarias até o cliente. Por outro lado, a empresa que torna a experiência completa desde o primeiro contato com o cliente aumenta suas chances de fidelizar o consumidor.

Escolher as embalagens certas para o e-commerce deve ser mais uma etapa da experiência de compra que será proporcionada. A seguir, mostraremos como escolher as suas.

Embalagens certas: 5 dicas para escolher de forma estratégica

1. Entenda quais são os principais modelos de embalagens

De acordo com a Associação Brasileira de Embalagem (ABRE), as embalagens podem ser divididas em três principais modelos. São eles:

  • Embalagens primárias: aquelas que têm contato direto com o produto. Ex: vidro de perfume;
  • Embalagens secundárias: aquelas que protegem uma ou mais embalagens primárias. Ex: a caixa do perfume;
  • Embalagens terciárias: agrupam os dois primeiros tipos. Ex: caixas usadas para o transporte, geralmente em papelão.

Entender a classificação em que se enquadra cada uma te ajudará a optar pelo modelo que faz mais sentido para a necessidade da loja.

2. Escolhendo o material

O papelão é o material mais recomendado e utilizado para o envio de pedidos. Esse material protege a mercadoria de possíveis impactos, umidade e danos. Pode ser encontrada em diferentes espessuras e tipos de miolo:

  • Papelão comum: é o mais simples e barato. Tem apenas uma camada de onda entre as capas e é recomendado para produtos leves;
  • Papelão onda dupla (double-wall): é mais reforçado do que o primeiro. Conta com duas camadas de onda entre as capas do papelão. É recomendado para o envio de produtos frágeis ou mais pesados;
  • Papelão onda tripla (tri-wall): é o mais resistente de todos. São três camadas de ondas entre as paredes. Protege produtos mais pesados, como móveis e eletrodomésticos grandes.

Além disso, é possível encontrar modelos personalizados de acordo com as necessidades de cada empresa.

3. Pesos e medidas

Outro ponto que influencia na escolha das embalagens certas é as medidas e o peso dos produtos que serão enviados. Lojas que trabalham com a venda de múltiplos produtos, devem ter uma variação de opções que atendam a todas as suas necessidades de envio.

No caso de lojas que trabalham com produtos que seguem um padrão de peso e tamanho, como é o caso dos perfumes e cosméticos, deve-se investir em modelos específicos.

4. Personalização

A personalização é fundamental, pois interfere diretamente na experiência de compra do cliente. Uma embalagem personalizada confere mais valor ao produto, transmite a preocupação e o cuidado que a marca teve em cuidar de todas as etapas do processo.

5. Cuidados

Por falar em cuidado, a forma com que os itens são embalados e adicionados às caixas também influenciam na percepção de valor do cliente. Os produtos devem ser minuciosamente embalados, com uso de plástico bolha e materiais que garantam sua proteção.

Apesar de todo o cuidado e investimento nas embalagens certas, a sua loja poderá ter que lidar com uma situação complicada e, muitas vezes, inevitável: a devolução de produtos. Para estar preparado para lidar com isso, sugerimos que leia o nosso post: Como lidar com a devolução de produtos no seu e-commerce.

 

Publicação original: https://blog.xtechcommerce.com.br/como-escolher-as-embalagens-certas-para-o-seu-e-commerce-e-evitar-prejuizos/